Quando o Coração se Cala


"Calar fundo no coração" é uma expressão que para mim representa as palavras que falam o que nosso coração gostaria ansiosamente de dizer e não consegue. Ao ouvi-las o coração se cala por se ver representado nessas palavras.


Postado por Ronni Anderson no dia 08 de junho de 2015

"Calar fundo no coração" é uma expressão que para mim representa as palavras que falam o que nosso coração gostaria ansiosamente de dizer e não consegue. Ao ouvi-las o coração se cala por se ver representado nessas palavras.
Não há necessidade de se dizer mais nada! O que precisava ser dito, foi ouvido e fez o coração se acalmar.
Em momentos de transição, em momentos de indecisão, quando não sabemos o que fazer, como fazer, para onde ir, são nesses momentos em que precisamos calar nosso coração. São nesses momentos que certas palavras precisam se fazer presentes e ter seu papel no que nosso coração necessita ouvir para seguir em frente em paz.
Não é sempre que ocorre.
Muitas vezes é sozinhos mesmo que caminhamos, buscando essas palavras. Meio errantes, na esperança de ler ou ouvir o que toca e cala nosso inquieto coração.
Mas quando as encontramos somos tomados de grande alívio!
Na revolta do mar da vida, palavras podem trazer um frescor e calmaria capazes de reverter pensamentos ruins e perspectivas devastadoras.
Penso que por isso o conselho de um sábio é tão valorizado.
Enxergar o que vai calar fundo no coração de outro é muito valioso. Muda direções. Eleva posições. Dá forças para lutar.
"Calar fundo no coração" é uma expressão quase bíblica, quase porque já a vi sendo dita por preletores eloquentes, mas nunca de fato a vi na Bíblia em si. Quem a primeiro resolveu usar, improvavelmente, não tenha tido essa linha de pensamento que estou usando agora, mas possivelmente se viu feliz por ela representar um sentimento forte de quem encontrou algo poderoso o suficiente para calar, acalmar e redirecionar esse centro de emoções tão poderoso. Foi muito feliz ao usar essa expressão quem se deparou com palavras assim: que silenciam nossas emoções mais tempestuosas.
É impressionante como palavras têm esse poder! Quando calamos nossas mais fortes emoções em busca dessas palavras, paramos tudo para ouvir, nos abrimos e atentamos ao que o outro tem a nos dizer, creio que aí se encontra a empatia necessária que toca nossas feridas e as saram.
Calamos nossos corações e somos tocados por essas palavras.
Da próxima vez que se sentir tocado por palavras, elas lhe fizerem refletir serenamente e você se vir sem ter como refutar, mas apenas aceitar, agradeça pelo bem que essa pessoa lhe proporcionou ao tocar seu coração e o calar. Não é sempre que conseguimos aquietar as nossas vozes interiores a ponto de ouvirmos outras que passam o que precisávamos.
As nuvens cinzas que nos desesperam ao se fecharem sobre nós, dissipam-se, então, por alguém que foi sensível o suficiente para lhe falar o que você, em desespero, precisava ouvir.

Aos desconhecidos, que tocam meu coração com seus textos e palavras e nem imaginam que o fizeram, dedico esse texto.
Aos meus amigos que sempre fazem meu coração se calar, obrigado!
Ao meu irmão que, hoje, mudou minha perspectiva ao usar as palavras exatas que eu precisava, meu eterno obrigado! Gratidão e Amor eternos por ser seu irmão.
A minha irmã por todas as palavras de sabedoria com que me presenteou até hoje, obrigado. Te amo muito!
Aos meus pais que acertam constantemente e me acalmam, como agradecer o suficiente?

Nesse momento, calo meu coração e silencio meus pensamentos para agradecer aos que me oferecem sempre essas palavras, tornando-me menos perdido e errante na reta da minha vida.